Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Falsas memórias e erros judiciários (entrevista com Elizabeth F. Loftus)

Por Redação

há 9 anos

A professora Elizabeth F. Loftus é atualmente uma das maiores especialistas no fenômeno conhecido como “falsas memórias”, que vem assumindo recentemente especial relevância para o Direito, sobretudo no âmbito do Processo Penal. Os atores judiciários lidam constantemente com a coleta de depoimentos de vítimas e testemunhas de determinado fato delituoso e tais relatos, não raras vezes, revelam-se completamente contaminados por inúmeros fatores, dentre eles as chamadas falsas memórias.

Em contato com a redação do Canal Ciências Criminais, a psicóloga cognitiva norte-americana forneceu algumas informações relevantes sobre o tema, que serão apresentadas no decorrer desta semana.

Qual a sua atual função e quais seus interesses como pesquisadora?

Atualmente, sou Professora na Universidade da Califórnia, em Irvine. Minhas pesquisas concentram-se em Psicologia e Comportamento Social, Criminologia, Direito e Sociedade. Além disso, sou Professora de Direito.

O que a levou a pesquisar os efeitos de perguntas sugestivas na memória?

Eu quis estudar um problema psicológico que tivesse aplicações no mundo real. O problema das perguntas sugestivas era obviamente aplicável em casos reais de julgamentos de crimes, acidentes, entre outros eventos importantes.

Qual tem sido o impacto do seu trabalho no mundo real?

Baseado não somente no meu trabalho, mas nas pesquisas de muitos outros pesquisadores, o sistema legal tem apresentado mudanças. Existem guias sobre como testemunhas devem ser entrevistadas e tratadas pelo sistema judiciário. Ainda, alguns tribunais decidiram que os jurados deveriam ouvir psicólogos especializados sobre depoimentos de testemunhas oculares.

Memória é um paradoxo. Memória é o centro de nossa identidade. Ela define quem somos e de onde viemos. Sem memória, a vida não teria o senso de continuidade que tem. A vida consistiria apenas de experiências momentâneas sem relação umas com as outras. Sem memória, não poderíamos lembrar o que queremos falar e nem teríamos este senso de continuidade para saber que somos nós. Ao mesmo tempo, como minhas pesquisas mostraram ao longo dos últimos 30 anos, a memória é totalmente maleável, seletiva e mutável. A sua natureza maleável não importa quando as mudanças são pequenas e insignificantes, como quando eu digo para um amigo que eu comigo frango na noite passada, quando eu realmente comi carne vermelha. Às vezes estas mudanças são tão significantes que levam vidas a ruínas.

Todos os anos o meu trabalho me coloca de frente a um importante grupo de pessoas: indivíduos falsamente acusados por crimes cometidos por outras pessoas. Às vezes conheço pessoas que são acusadas por crimes que nunca aconteceram e, quando conheço mais sobre seus casos, eu geralmente descubro que a defeituosa memória humana é a maior causa destas tragédias humanas. Para dar rosto a algumas destas pessoas condenadas erroneamente, basta acessar o site do Innocence Project.

O projeto, iniciado por dois professores de direito, reúne advogados, jornalistas e instituições para conduzir casos de inocência que podem ser provadas (por exemplo, por evidências de DNA). No site do Innocence Project, podem ser vistos os rostos destes, hoje, inocentes. Um dos mais famosos, Ronald Cotton, foi identificado por Jennifer Thompson, uma atraente colega de faculdade, como o homem que a estuprara. Cotton cumpriu 10 anos de prisão antes de ser absolvido com base em uma prova obtida por exame de DNA. Ao contrário de muitos casos, o real culpado foi encontrado. Por sua culpa, Jennifer reconheceu seu erro e usou seu novo conhecimento sobre falhas na memória para iniciar uma cruzadas em favor das vítimas de erros deste tipo – os inocentes condenados. Após, Jennifer Thompson, uma vítima real, e Ronald Cotton, outro tipo de vítima, encontraram-se. Ela pediu desculpas. Ele a perdoou (Thompson-Cannino & Cotton, 2009).

Estes casos atuais de inocência têm sido estudados na Universidade da Virgínia, pelo professor de direito Brandon Garrett (2011). Está claro que falhas de memória de testemunhas são a maior causa de condenações equivocadas, responsáveis por aproximadamente 75% dos casos.

Fonte: http://canalcienciascriminais.com.br/falsas-memoriaseerros-judiciarios-entrevista-com-elizabethf...


REFERÊNCIAS

Garrett, B. L. (2011) Convicting the Innocent. Cambridge, Ma: Harvard University Press

Thompson-Cannino, J. & Cotton, R. (2009) Picking Cotton. NY: St. Martins Press.

  • Publicações5506
  • Seguidores11598
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3040
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falsas-memorias-e-erros-judiciarios-entrevista-com-elizabeth-f-loftus/188132449

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

Falsas memórias no processo penal (Parte 1)

Viusmar S. Lima, Advogado
Artigoshá 5 anos

O Depoimento Infantil e o risco de Falsas Memórias na apuração de crime de estupro de vulnerável

Antonio Melcop, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

PROVA PENAL: O Reflexo das falsas Memórias na produção das provas testemunhais no âmbito do direito processual penal.

Morgana Barbosa Borges, Advogado
Artigoshá 4 anos

Falsas memórias: como elas podem afetar um processo penal

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

Plantando memórias completamente falsas (Entrevista com Elizabeth F. Loftus – parte 4)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)