Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

7 documentários sobre o sistema prisional brasileiro que você não pode deixar de assistir

há 8 anos

7 documentrios sobre o sistema prisional brasileiro que voc no pode deixar de assistir

Por Redação

A Redação do Canal Ciências Criminais elaborou para esta semana 7 sugestões de documentários sobre o sistema prisional brasileiro. A seleção contou com a colaboração do time de colunistas. Vamos, então, às indicações:

1) O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003) – Duração: 122min

O documentário, dirigido por Paulo Sacramento, retrata a ineficácia do sistema prisional brasileiro, sobretudo sua falha no processo de ressocialização. As lentes do diretor permitem captar a clara violação aos direitos e garantias fundamentais, principalmente em relação à dignidade do apenado.

http://www.youtube.com/embed/2Oap5lUSp6w

2) Justiça (2004) – Duração: 104min

O documentário, dirigido por Maria Augusta Ramos, mostra o cotidiano dos funcionários do Poder Judiciário, mais precisamente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, bem como expõe as mazelas e a situação precária do sistema carcerário brasileiro.

http://www.youtube.com/embed/94U2ypC4v0A

3) O Cárcere e a Rua (2004) – Duração: 80min

O documentário, dirigido por Liliana Sulzbach, narra a história de três prisioneiras marcadas pelo destino em uma penitenciária em Porto Alegre: Cláudia, Daniela e Betânia.

http://www.youtube.com/embed/fr3blY9FlOo

4) Juízo (2007) – Duração: 90min

Também dirigido por Maria Augusta Ramos, do premiado “Justiça”, o documentário acompanha a trajetória de jovens com menos de 18 anos de idade diante da lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio.

http://www.youtube.com/embed/HfMcMIp_7Ao

5) Pelo Direito de Recomeçar (2013) – Duração: 25min

Lançado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantis em 20013, o documentário abordou a realidade do sistema carcerário tocantinense, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema da ressocialização no cumprimento de pena privativa de liberdade. A película ainda apresenta propostas para amenizar os problemas relatados e reinserir os presos na sociedade por meio do trabalho.

http://www.youtube.com/embed/YLrwdquiL4Y

6) Sem pena (2014) – Duração: 83min

Dirigido por Eugenio Pupo, o documentário retrata a precária vida nas prisões brasileiras, bem como os medos, preconceitos e equívocos que assombram a realidade penitenciária.

http://www.youtube.com/embed/2pctKmjMigQ

7) Tortura e Encarceramento em Massa no Brasil (2015)

Promovido pela Pastoral Carcerária, o documentário é dividido em 2 partes. A primeira delas, intitulada “A Tortura como Política de Estado”, trata das novas roupagens da tortura dentro do sistema carcerário. Já a segunda parte, “As Mulheres e o Cárcere”, aborda as torturas sofridas especificamente pelas mulheres presas.

Parte 1 – A Tortura como política de Estado – Duração: 12min

http://www.youtube.com/embed/khplZUIRD_8

Parte 2 – As Mulheres e o Cárcere – Duração: 19min

http://www.youtube.com/embed/cTSgBhSU-dI

Faltou algum documentário importante?

Deixe abaixo seu comentário com mais sugestões!

Fonte: Canal Ciências Criminais

  • Publicações5506
  • Seguidores11599
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41123
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/7-documentarios-sobre-o-sistema-prisional-brasileiro-que-voce-nao-pode-deixar-de-assistir/354971401

Informações relacionadas

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Notíciashá 8 anos

5 filmes sobre sistema prisional que você não pode deixar de assistir

Anne Silva, Advogado
Artigoshá 9 anos

Foucault e a crise do sistema prisional brasileiro

Defensoria Pública de Tocantins
Notíciashá 8 anos

Documentário “Pelo Direito de Recomeçar” é pauta do programa Cenas do Brasil da TV NBR

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 4 anos

3 documentários sobre o sistema prisional brasileiro para assistir nas férias forenses

No Brasil, sete em cada dez ex-presidiários voltam ao crime, diz presidente do STF

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ontem assisti um documentário onde um rapaz foi condenado por estupro e assassinato em 1996 e passou doze anos na cadeia. Em 2008, através de exame de DNA descobriu-se que era inocente e foi solto. Porém nunca se recuperou dos traumas sofridos (imagem e autoestima destruída, mocidade perdida, renegado pela família, amigos e sociedade, espancamento na cadeia) e teve sua vida totalmente destruída. Achei um documentário diferente, pois o comum é ver documentários sobre as maldades cometidas contra a mulher e criminosos. Dificilmente se vê documentários sobre maldades cometidas contra homens inocentes. continuar lendo

Poderia informar qual o nome deste documentário e autoria? Tenho interesse em assisti-lo. Obrigada. continuar lendo

O caso do rapaz que foi acusado injustamente de estupro e assassinato, assisti no canal de TV paga "ID", na NET canal 139. Não é um caso brasileiro. Passou-se nos Estados Unidos. continuar lendo

Acrescento minha sugestão, um documentário sobre os Agentes Penitenciários que anonimamente carregam o Sistema Prisional de forma corajosa: Documentário SOBRE A GENTE
https://vimeo.com/55529178

Sinopse:

DOCUMENTÁRIO / 75 MINUTOS / 1080P (HD) / PORTUGUÊS

Presídios, grades, presos, câmera, segurança, insegurança, rebeliões, medo, alegria, dor, angústia, amor, dedicação, nós, eles, Agente! “Sobre A Gente” é um documentário sobre os Agentes Penitenciários de Minas Gerais. Uma crônica urbana sobre a história de profissionais que dedicam suas vidas a cuidar de pessoas que a sociedade muitas vezes não quer conhecer e nem ter notícia. Partindo de uma narrativa baseada em casos em que os Agentes contam sobre suas vidas e sobre a profissão, “Sobre A Gente” nos revela um pouco do lado de lá dos Muros das Unidades Prisionais, tentando desmitificar teorias e apresentar uma realidade do universo carcerário brasileiro sob o ponto de vista deles, dos Agentes de Segurança Prisional. “Sobre A Gente” traz um olhar leve e humano sobre um profissional, muitas vezes erroneamente estigmatizado. Uma tentativa de desvendar um pouco da história e dos casos do Sistema Penitenciário Mineiro. continuar lendo

Vida bandida de Leonardo Pareja. Não é exatamente sobre o sistema prisional brasileiro, apesar de mostrar detalhadamente como era a vida dele na prisão, mas é muito bom também. continuar lendo

Grata pelas sugestões! Assistirei a todos. continuar lendo