Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Cristofobia: um sacrilégio hediondo?

há 9 anos

Cristofobia um sacrilgio hediondo

Por Yuri Felix

Públicado originalmente em: http://canalcienciascriminais.com.br/artigo/cristofobia-um-sacrilegio-hediondo/

Cada dia que passa fico mais e mais surpreso com a criatividade humana. O problema é quando toda esta verve vem acompanhada de muita desinformação e, principalmente, inutilidades e desserviços daqueles que cumprem funções essenciais para a democracia. Eis abaixo o Projeto de Lei a que fomos brindados nos últimos dias:

PROJETO DE LEI Nº ___, DE 2015.

(Do Sr. Rogério Rosso)

Altera o art. 208 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para aumentar a pena; e altera a Lei nº 8072, de 25 de julho de 1990 para considerá-lo como crime hediondo.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º - Esta Lei tem o objetivo de aumentar a pena do crime “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo” tipificado no art. 208 do Código Penal, bem como, alterar a Lei nº 8.072/1990 para considerá-lo como crime hediondo.

Art. 2º O art. 208 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 208-... Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa...” (NR)

Art. 3º Acrescenta inciso IX ao art. da Lei nº 8.072, de 25 julho de 1990, com a seguinte redação:

“Art. 1º... IX- ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo (art. 208)... “(NR)

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Sim, leitores, a redação trazida acima é de autoria do Deputado Federal Rogério Rosso (PSD-DF) que visa fazer com que o crime de "Ultraje, impedimento ou perturbação de ato religioso" (art. 208 CP) tenha suas penas extremamente aumentadas e, claro, passando a integrar o rol de Crimes Hediondos. Mais uma vez estamos diante da crença de que o Direito Penal possui o condão de modificar pensamentos, culturas ou até mesmo atender demandas políticas e sociais. Mas não fica por ai, esta é a justificativa do Projeto de Lei apresentado:

"A presente proposição tem por fim aumentar a pena para o crime “ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo” tipificado no art. 208 do Código Penal, bem como considerá-lo com crime hediondo. A intenção desse projeto de lei é proteger a crença e objetos de culto religiosos dos cidadãos brasileiros, pois o que vem ocorrendo nos últimos anos em manifestações, principalmente LGBTS, é o que podemos chamar de “Cristofobia”, com a prática de atos obscenos e degradantes que externam preconceito contra os católicos e evangélicos. Alguns manifestantes que participam de “Paradas LGBTS” ou “Parada Gay” têm zombado e desrespeitado a fé dos cristãos, agindo reiteradamente de forma desrespeitosa contra os símbolos do cristianismo. Para o Doutor Valmor Bolan, perito em Sociologia e conselheiro da Organização Universitária Interamericana (OUI-IOHE) no Brasil e, membro da Comissão Ministerial do Prouni (CONAP), “O fato mais chocante da parada gay deste ano, foi a forma como se apropriaram de uma frase (fora de contexto) do Evangelho, para insinuar que o amor proposto por Jesus seria também gay. E ainda mais usando imagens sagradas de santos católicos para ainda fazer as pessoas concluírem que tais santos eram gays. Tudo isso pode se resumir numa palavra pouco mencionada hoje em dia, mas tratou-se de um sacrilégio”. Assim, no intuito de proteger a liberdade de crença consagrada em nossa Constituição, é de suma importância à aprovação deste projeto, razão pela qual contamos com o apoio dos nobres pares".

Alguns detalhes precisam ser apontados. Inicialmente cabe destacar que a pena atual deste delito é de "um mês a um ano de detenção, ou multa", ou seja, o que é proposto no referido Projeto de Lei é uma acentuada majoração que visa punir, com regime inicial fechado segundo a Lei de Crimes Hediondos (Lei nº 8.072/90), uma conduta que, com todas as venias, não subtrai nenhum patrimônio e muito menos ataca a vida, maior bem em nossa sociedade. Assim, mais uma vez banalizando o significado do mandado de criminalização contido na Constituição Federal de 1988 (art. 5º, XLIII) o legislador infraconstitucional de maneira simplória apresenta uma visão de mundo consubstanciada em um Projeto de Lei, ou seja, mais fácil fazer uma lei penal do que propor uma política de educação e respeito às diferenças.

Não se desconhece que a crença e religiosidade de uma comunidade é um traço característico desta e que necessita ser respeitada e protegida pelo Estado. Porém, como sabido e demonstrado na prática, a criação de tipos penais e o incremento de penas, sobretudo privativas de liberdade, não fará com que as pessoas passem a adotar esta ou aquela conduta, leitores esta ideia é uma ilusão paranóica e fantasiosa e precisa ser desmistificada. O Estado é laico sim, mas claro, precisa ele tutelar a liberdade e crença de cada indivíduo, mas a resposta não está no direito penal, muito menos na malsinada Lei dos Crimes Hediondos.

Precisamos acompanhar muito de perto esta proposta legislativa, afinal robustas agremiações partidárias do cenário nacional "compraram a ideia" e o atual presidente da Câmara já manifestou urgência na votação do Projeto de Lei que passou a ser denominado como aquele que visa criminalizar a "Cristofobia". Talvez, partindo da premissa que as denominadas "Paradas LGBTs" visam a reivindicação de direitos, sobretudo de igualdade, caso o Estado brasileiro tivesse de muito reconhecido tais direitos nenhum destes acontecimentos, ou muitos deles, teriam ocorrido. Sendo assim, necessitamos de mais propostas voltadas à educação e cultura de respeito tanto da crença religiosa quanto da diversidade e menos hediondez legislativa.

  • Publicações5506
  • Seguidores11592
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4879
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cristofobia-um-sacrilegio-hediondo/198312758

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 15 anos

Juiz é punido por escrever em sentença que "futebol é coisa de macho"

Jusbrasil Perguntas e Respostas
Artigoshá 8 anos

Estou afastado do trabalho e sem receber. Como fica minha situação?

363 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Talvez não fosse preciso tornar o ilícito como crime hediondo, mas data vênia, por que os adeptos e simpatizantes do movimento LGBTS insistem em utilizar símbolos cristãos em seus eventos? Por que não utilizam seus próprios símbolos, suas bandeiras? É muito triste isso, pois esse tipo de manifestação distorce o objetivo central que é chamar a atenção para o respeito a dignidade humana, deixa dúvidas acerca da promiscuidade e cria um abismo ainda maior entre gays e cristãos. continuar lendo

Por que os cristãos utilizam o seu símbolo maior (a bíblia) para oprimir LGBTS?
Por que se reúnem em bancadas para impedir direitos que não se relaciona em nada com a vida deles?

Por que destacam versículos bíblicos para oprimir, utilizando um conteúdo bíblico "a la carte"? continuar lendo

Resposta simples e breve: Jesus morreu por todos, pelos gays, pelos héteros, brancos, negros, homens, mulheres, transexuais, alienígenas, etc.

Aliás, vale lembrar que... Jesus sempre apoiou a minoria contra a maioria opressora, então, por igualdade, todos tem o direito de fazer o uso -- e o bom senso -- da imagem de Deus. Todos.

Se a imagem da transexual os assusta de alguma forma é porque está sendo interpretada de maneira equivocada. Pensem melhor sobre o que isso pode significar... continuar lendo

Luís Eduardo, bom dia. Por que Deus tem que ser citado nessa discussão? O Foco é a defesa da dignidade e liberdade de escolha dos homossexuais. Numa dialética jurídica ninguém apela, ou não deveria apelar, a Deus, mas sim apresentar fundamentos sólidos. Penso que o caminho é debater sobre como trabalhar melhor a educação e a cultura brasileira no sentido de respeitar os direitos do Homossexuais. Clamar a Deus e atacar símbolos Cristãos não acrescenta nada. continuar lendo

Carlos Fassina
1 voto
Marcos Silva, bom dia. A Bíblia ou qualquer outro símbolo Cristão não deveria "oprimir" os LGBTS, já que não professam essa fé. Mas o foco não é esse, meu caro, deve-se concentrar no respeito a dignidade humana e as opções sexuais de cada um. Atacar os símbolos dos Cristãos ou de qualquer outra religião não ajuda em nada. Por outro lado, se a bancada Cristã tem trabalhado em prol da fé que acreditam, isso faz parte da democracia. Creio que os LGBTS deveriam trabalhar isso junto a bancada que os representa. continuar lendo

Oi Carlos, bom dia (desculpe-me a minha falta de cordialidade),

A imagem da transexual não ataca aos cristãos e não ofende ninguém. Como disse, aos que se sentirem ofendidos, deveriam refletir melhor sobre o que a imagem quis passar e ver que "ser cristão" é compadecer do sentimento que a minoria que está sofrendo de preconceito. Enquanto uma transexual estava na parada gay protestando, outra foi morta por transfobia a caminho do evento.

Outra dúvida sua: Porque Deus tem que ser citado? Por causa da bancada evangélica que predomina na Câmara dos Deputados que pretendem impor o seu idealismo. Porque aprovam leis que beneficiam as igrejas em zilhões de reais/impostos sendo que o Estado é laico e quando esse dinheiro sequer é revertido em prol da sociedade. Porque as pessoas usam Deus como desculpa para todos quando Deus nasceu e morreu por todos nós. Dentre muitos outros argumentos, que aliás, poderá se chegar à mesma conclusão diante da reflexão comentada no meu parágrafo anterior.

Outras imagens veiculadas pelo Marco Feliciano na Câmara são de um evento ocorrido nos Estados Unidos, não são da parada gay ocorrida no Brasil! O que eles fazem lá não me preocupa... O que fazem com o MEU país e as suas leis com mentiras e dados alterados, sim, me preocupa! continuar lendo

Amigos, com todo o respeito e cordialidade. Quem morreu não foi Deus e sim Jesus na cruz.
A questão da utilização da Bíblia para oprimir os LGBT é simples, o cristão segue o que tá escrito na Bíblia. Levítico 18:22 "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;"; Levítico 20:13 "Quando também um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominação; certamente morrerão; o seu sangue será sobre eles".
Por que será que o homossexualismo é combatido? Aquele que defende já se perguntou?
A Bíblia ensina mais... basta ler. Respeitar as outras pessoas como ela é, é uma obrigação de cidadão. Agora, o cristão ele tenta pregar o que ele pensa em ser o correto.
E a Bíblia ensina a maneira de viver em sociedade, até o simples modo de se comportar. continuar lendo

Whedney, não adianta citar a bíblia só naquilo que lhe convém, tem que seguir todos os passos, então. Você o faz? Se sim, tem a minha admiração... Caso contrário, cai na maioria esmagadora preconceituosa cujo famoso ditado diz "só o que eu faço é o certo, então faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço".

E quanto à indicação de leitura, com o seu "basta ler à Bíblia que está lá", obrigado, mas prefiro me aprofundar ao estudo da Constituição Federal sem ofender o direito de ninguém.

Forte abraço! continuar lendo

O que que tem a mulher na cruz, meu Deus? Qual é o grande problema? continuar lendo

Carlos, sua pergunta é crucial.
Permita-me transcrevê-la, para que eu possa expor meu pensamento de forma mais inteligível:
"Por que os adeptos e simpatizantes do movimento LGBTS insistem em utilizar símbolos cristãos em seus eventos?"
Simples: Os exibicionistas que se utilizam destas produções não desejam outra coisa senão atenção. A despeito de esbravejarem que saíram do armário e tudo mais, a verdade é que eles não são bem resolvidos. Daí carecem de atenção constante do outro. Conheço e convivo pacificamente com homossexuais, que são tão discretos quanto os heterossexuais recatados (porque também existem os heteros exibicionistas, que são tão asquerosos quanto os seus pseudo-antagonistas homos), e que inclusive condenam estes atos. continuar lendo

Excelente argumentação a respeito dessas organizações que perseguem a fé alheia e usam os símbolos religiosos em locais impróprios para atacar o direito dos demais cidadãos. E se continuar do jeito que está a desmoralização humana, religiosa, política... nosso calendário (Cristão) corre o risco de ser alterado por puro fanatismo anticristão e como ateu não estou de acordo com as práticas usadas em passeatas gays, que ao invés de reivindicar mais respeito dos demais cidadãos partem para o ataque baixo e sem moral. continuar lendo

Luís Eduardo Esteves Ferreira Advocacia

Você afirma que Jesus morreu por todos nós, sem qualquer distinção.
Afirma que os gays são minoria e por isso devem ser defendidos.
Afirma também que devemos refletir no que a imagem quis dizer.
Conclui que uma transexual foi morta a caminho da parada gay.
Jesus realmente morreu por todas as pessoas sem distinção, inclusive pelos gays, mas isso não é respaldo para a prática desrespeitosa dos preceitos bíblicos, para a hostilização de símbolos cristãos, me desculpe, mais quebrar santos, enfiar crucifixos no ânus é no mínimo repulsivo.
Os gays são minoria e devem ser respeitados, possuem o direito de protestar. Veja-se possuem direito de protestar e não de ofender a opinião diversa. Não possuem direito de banalizar a crença dos outros. Acaso os gays são super-humanos para merecem todo respeito do mundo, mas não precisam respeitar ninguém?
Querido, se aquela imagem queria expressar o direito ao respeito da comunidade LGBT e a igualdade, não foi o que ela passou. Ela demostrou um atentado a fé alheia.
Quanto a transexual que foi morta a caminho do evento, também concordo que isso jamais deveria acontecer. Mas, quem disse que quem matou ela foi um cristão?
E mais, compare a Marcha pra Jesus e a parada gay, enquanto os cristãos fazem placas dizendo “família é homem, mulher e filhos”, os gays estão fazendo a imagem de Cristo como se fosse gay, quebram santos, enfiam crucifixos no ânus, usam símbolos católicos como tapa sexo.
Afinal, de quem é a intolerância?? continuar lendo

Carlos a coisa toda se resume no seguinte: Ódio, de um lado os fariseu (evangélicos e católicos com Bancadas no Congresso) e de outro pervertidos que são os LGBT.
Devo esclarecer que ao dizer pervertido não estou pejorando os LGBT só estou repetindo o que a Bíblia diz sobre eles, tem várias passagens mas cito uma só (Romanos 1:26-28). Eu não aceito a prática, modo de vida, opção e sei lá mais o que, mas tolero, incondicionalmente, os LGBT.
Toda essa querela partiu da intolerância e do ódio entre os LGBT e os evangélicos e católicos. continuar lendo

Entre essas facções promiscuas gays e cristãos são indivíduos diferentes, gays são ultramodernos e cristãos os que estão em extinção. Para essa gente entre cristãos não ha gays, nem entre gays não ha cristãos. Somados a isso manipulam o noticiário e conseguem penetrar no congresso com ideias deturpadas "travestidas" de vanguarda social para auferir lucros com a criação de instituições e conceitos sob a tutela de um governo que semeia as diferenças entre nós brasileiros que aposta no caos social para também se locupletar como tem feito até agora com sucesso, eles acreditam na deformidade étnica, credo e gays como classe social. Do jeito que a coisa está sendo encarada a legislação brasileira esta virando o samba do "crioulo doido". Afinal estamos todos pisando em ovos. Porém. Deus esta presente e por enquanto apenas observando. Então: Cuidado manipuladores, pois quem com o ferro ferem, com o ferro será ferido. continuar lendo

Sr Whedney Rocha.
Essa é a sua crença e dos cristãos, mas não de todo mundo. Não é porque algo está escrito na bíblia que se torna verdade absoluta. continuar lendo

Um transexual interpretando Jesus Cristo é cristofobia? Só o fato da condção de gênero o torna criminoso? Se fosse um negro também? Se fosse um negro seria racismo, e sendo uma transgênero é homofobia, por parte dos crentes. Criminosos religiosos praticam homofobia e põem a culpa na vítima (cristofobia). Que lindo não? continuar lendo

Se for aprovado vamos caçar os próprios religiosos pra provarem do próprio veneno. Pois os maiores vilipendiadores são os cristãos, os ricos que não vendem tudo e não dão aos pobres estão vilipendiando Jesus ao dizer que são cristãos. Aqueles que pregam contra bebida alcoólica estão contra o primeiro milagre de Jesus, vilipêndio mais uma vez. Vamos botar todos cristãos na cadeia por praticar crime hediondo contra Jesus Cristo. continuar lendo

Concordo com Carlos, não se deve utilizar símbolos cristãos com propósitos outros que não sejam igualmente cristãos, sob pena de possível ofensa. E para aqueles que acham que a figura acima não ataca ou ofende os cristãos, como o caso do senhor Luíz Eduardo, ouso discordar. Realmente, Jesus morreu por todos nós pecadores, por todos aqueles que aceitarem seu nome, mas não é como nós, há uma grande diferença. Jesus entrava na casa de pecadores, de republicanos, etc, mas isso não o transformou em pecador, republicano, etc. Simplificando, Ele morreu por nós, mas ressuscitou, não é como nós. Portanto, um cristão que pense assim, se sente ofendido em sua fé por mostrar um Ser em que acredita ser maior do que nós, misturado com coisas mundanas, próprias dos homens. Seria o mesmo que colocar um figura de Cristo beijando uma mulher, um homem beijando uma mulher seria normal para diversos padrões, mas não a figura de Jesus, que é puro e santo para os cristãos. Não querer ver uma figura de Cristo beijando uma mulher não significa que os cristãos não aceitem que um homem beije uma mulher, são coisas completamente distintas. A figura de Cristo é que deve ser preservada, sob pena de possível ofensa ao Cristianismo. continuar lendo

Jesus em pessoa não pediu punição de seus algozes, o que dá o direito dos cristãos buscarem essa satisfação punitiva? Eu poderia até contar a história de Cristo mas creio que isso não é necessário. Lucas, João e Mateus fizeram muito bem antes de mim. P.S pediu perdão para todos, fica a dica. continuar lendo

Quando você comenta parece até que gay não é cristão,que abismo é este que citas? continuar lendo

Concordo plenamente, Carlos.

Acho extremamente incoerente e controverso alguém justificar o ato ao dizer "porque jesus morreu pelos gay, heteros, etc.." pode haver algo mais pífio como argumento?

Vale dizer que a doutrina cristã de fato rege que jesus morreu por todos, mas para salvar do "pecado", ou seja das condutas que segundo os dogmas cristãos "Deus" condena, razão pela qual são desaprovadas e enfim são tidas como causadores de "dano" ao ser humano e sua "alma", entre tais condutas então está o homossexualismo, que segundo o entendimento cristão é "pecado", assim em suma jesus morreu na cruz para que o gay deixe de ser gay e não para que assim seja ou continue sendo, dessa forma infundados são os argumentos apresentados em outras respostas, destaque para Luís Eduardo.

A imagem e inegavelmente ofensiva, e explico; vemos a representação de um Jesus Cristo com "seios" um Jesus transexual, é esta a imagem passada, ao contrário desta representação, Jesus Cristo costuma ser representado de acordo com a imagem cultural que o cristianismo propõe, como homem com cabelos longos e não como mulher tão pouco como transexual, de fato é uma deturpação da imagem ora adorada ou pelo menos respeitada, além do que o transexualismo é ato condenado pelo cristianismo, ou seja em comparação grosseira, seria algo como um peixe (simbolo do Santos FC) vestido com a camisa do Palmeiras, agora vamos acrescentar toda a paixão e a devoção que uma religião como o cristianismo desperta em seus fieis, agora vemos o tamanho da agressão.

Finalizo com que o caso merece a premissa de que o dano causado não é medido de acordo com a percepção do agende causador, mas sim da vítima, assim a agressão é justificada pois toda uma coletividade se sentiu agredida justificadamente e não pode ser desconstituída com a afirmação do agressor de que não era essa sua intensão ou de que não houve dano segundo suas concepções. continuar lendo

Fernando Vidal, boa noite. Os cristão têm dogmas de fé e esses dogmas são sagrados, assim, quando alguém desrespeita esses dogmas, fere profundamente aqueles que acreditam no Cristianismo. O que eu reafirmo é que: quanto mais os homossexuais desrespeitarem os símbolos ou dogmas dos Cristãos maior será o abismo entre eles. Isso não tem nada a ver com Cristo, com Deus ou com a Religião, mas com sentimentos dos Cristão, humanos, que adoram a Cristandade. E, se não olhar isso com olhos da fé, nenhuma explicação será suficiente.
É preciso discutir para avançar na conquista do respeito e dos direitos dos homossexuais sem atacar o desrespeitar essa ou aquela Religião. continuar lendo

Concordo plenamente com suas colocações. Acompanho de perto e sempre que posso, todos esse movimentos sociais reivindicatórios desse "pessoal". É, sempre foi e continuará sendo, um assunto polêmico. Uma coisa é certa, eles exageram, deturpam e ofendem, isso é forma de reivindicação? O Deputado, por sua vez, também exagera nas medidas drásticas e não compatíveis. É como afirmas: estão criando um abismo ainda maior entre eles (gays) e nós (sou Evangélico)... continuar lendo

Carlos Fassina

O problema é que evangélicos inviabilizaram discussões importantes nas questões dos direitos igualitários E o fizeram por conta da fé deles. Me desculpe mas é um ABSURDO querer que sua religião seja LEI para TODOS nesse país. Cuspiram na LAICIDADE DO ESTADO e agora não querem receber a cusparada de volta a esta afronta.

Legitimar uma conduta criminosa pode? Só pq um livro da idade do bronze diz que tal prática é pecado? Por favor. Onde acha que estamos e em que temos acha que vivemos?

A sociedade deveria ter o direito de discutir a questão, a exaustão se necessário. Mas enquanto evangélicos continuarem apoiando víboras como Malafaia e Feliciano, nosso estado nunca será soberano.

Todo esse extremismo xiita vai acabar muito mal. Anotem. E vcs evangélicos, vão carregar para sempre a culpa pelo que vier a acontecer. Estão dispostos à isso? Não veem os exemplos da Igreja Católica e do Comunismo, que carregam a culpa por algumas das maiores atrocidades cometidas na história humana.

Hoje, o comunismo caminha para a extinção e a Igreja Católica é bem mais ponderada em suas colocações políticas. Mas ambos aprenderam as consequências de certos atos, a duras custas. continuar lendo

Não seria muito mais fácil o congresso "reeditar" a bula papal "AD EXTIRPANDA" e "ressuscitar" a "Santa Inquisição"?
Diga-se aliás, que o próprio artigo é típico ato da ignorância, pois, se forem flagrados cultos que sacrificam humanos, crianças ou mesmo animais devemos antes nos ater ao que diz o: “Art. 1º... IX- ultraje a culto e impedimento ou perturbação de ato a ele relativo (art. 208)... “(NR)...".
Logo, em nome de Deus tudo pode ser praticado, desde que a ele seja dirigido o sacrifício.
Bem.., não foi ele próprio que afirmara"... não vim trazer a paz..."?
O Brasil está literalmente voltando aos costumes tribais em nome das fortunas religiosas e poderes político-financeiros.
Choremos por nós! continuar lendo

A Karla Ramos disse tudo. Quem já foi em uma parada gay, sabe muito bem que muitos extrapolam na manifestação. São muitas pessoas praticamente nuas, fazendo trejeitos sexuais, beijaços...e no meio uma trans na cruz, símbolo do cristianismo. Entendo que a intenção foi mostrar o sofrimento dos LGBTs, mas, para o cristão, a cruz lembra o sofrimento de Cristo por (todos) nós e é um símbolo sagrado. E expor um símbolo sagrado nesse contexto pode ofender muitos cristãos sim. Quem quer ser respeitado, tem que respeitar também. Sou obrigada a ver um símbolo sagrado do cristianismo (para mim) no meio de coisas mundanas, no meio da rua, em plena luz do dia? A cruz foi censurada no carnaval, lembram? E por que na parada gay pode? Os gays têm que repensar a sua forma de luta, pois não é causando discórdia que eles vão conseguir respeito e apoio a sua causa. continuar lendo

Leonan, boa tarde. Os Cristãos não querem que a religião seja lei para todos. Ocorre que o sistema de representatividade de um Estado Democrático de Direito como o Brasil, é feito através dos representantes eleitos, e como ainda os Cristão são maioria, é nesse contexto que são aprovadas a Leis. Leonan, o Estado é Laico, mas o povo e seus representantes, não.

Do mesmo modo que os homossexuais querem ligitimar suas condutas, os Cristãos também o desejam, com a diferença de que esses últimos são maioria. Quanto a discutir a questão, ora, isso é feito por meio das Câmaras Municipais, das Assembleias legislativas Estaduais e do Congresso Nacional, acredito que está faltando os homossexuais e simpatizantes mobilizarem seus representantes para fazer valer seus direitos nas discussões pertinentes. continuar lendo

Sobre o ponto de vista cristão, sabendo-se que religião significa re-ligação com Deus. Neste Prisma o que importa é a salvação da alma, para uma nova vida por arrebatamento ou ressurreição. Ainda sob essa ótica tenham em mente que Jesus não veio modificar as escrituras mas cumpri-la, logo o que está escrito na Bíblia é validado por Jesus. Nesse contexto cito dois versículos: Levíticos cap. 18 vers. 22 "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação." (João Ferreira de Almeida, Revista e atualizada - JFA RA), ou em outra tradução "Nenhum homem deverá ter relações com outro homem; Deus detesta isso." (Nova Tradução na linguagem de Hoje - NTLH), bem como no Novo Testamento I coríntios cap. 6, vers. 9: "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas," (JFA RA) ou em outra tradução, "Vocês sabem que os maus não terão parte no reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, ... não terão parte no Reino de Deus" (NTLH). Logo, se engana quem acredita que Jesus veio para defender quem pratica tais atos, embora sejam minorias.
Mas, Deus amo o pecador, que se arrepende e abandona a pratica do pecado. Entretanto, ainda neste campo de idéia, todos tem liberdade de fazer o que bem entender, ou seja livre arbítrio, embora haja consequências pelos próprios atos, os religiosos devem respeitar a liberdade de cada pessoa fazer o que bem entende com seu corpo, porquanto, nem Deus interfere no livre arbítrio.

Sob o aspecto jurídico, entendo que os LGBT tem sim que defender seus direitos civis , defender sua vida contra agressão injusta, tudo com ordem e decência, ou seja, conformidade com aquilo que é considerado respeitável e moral, com compostura, com decoro e dignidade. Nesse contexto, embora seja uma alusão simbólica a dor sofrida por Jesus na crucificação como que semelhante a sofrida pelos GBLT, Fere a liberdade de expressão utilizar um símbolo cristão, com uma personagem transexual no papel de Jesus Cristo em um evento contrário a tradição cristã, pois nem mesmo o apostolo Pedro ousou imitar Cristo em sua morte, pedindo que se teria de morrer crucificado que fosse de cabeça para baixo! Entretanto, se há transgressão da lei, a luz de nosso ordenamento jurídico, deve-se dosar a pena, penso que a pena para tal caso deve ser de acordo com o grau de gravidade e assim, não vejo como crime hediondo, embora defendo que um período recluso seria bom para prevenir novas transgressões do gênero, tolhendo o sentimento de impunidade da nação. continuar lendo

Usar da figura da Igreja e de Cristo para ganhar votos, subir numa carreira política, ficar rico, isso sim é "cristofobia".
O cara pega a sua religião, deturpa ela, fica milionário em cima de fiéis que muitas vezes são pobres, sem condições algumas, e ainda ficam nervosinhos por causa da parada gay.
Esse projeto de lei não faz o menor sentido. E sim, o cara está usando da sua fé pra se promover. Fica esperto cara. continuar lendo

Boa fundamentação Ivanilson. continuar lendo

Por que símbolos cristãos não pertencem a esse ou aquele grupo. Nenhum deputado safado e ladrão pode ter o direito de usar qualquer símbolo cristão. Nenhum pastor que use a Bíblia para enriquecer merece sequer um beijo de um gay desses que estavam na parada ou de qualquer outro.
Os "religiosos" do Brasil formaram uma das mais corruptas e influentes quadrilhas e viraram um câncer no Congresso e na política como um todo, com o único propósito de criar leis para defenderem seus negócios. Usam o pretexto de defender os valores da família brasileira, mas o que defendem mesmo são os valores (em Reais) de suas próprias famílias e amigos. continuar lendo

Luís Eduardo Esteves eu não citei a Bíblia naquilo que me convém, eu respondi a indagação do comentário de Marcos Silva. Ele perguntou: Por que os cristãos utilizam o seu símbolo maior (a bíblia) para oprimir LGBTS?
Pergunta muito simples de responder.
Quanto a seguir a Bíblia, tento todos os dias segui-la, e fazendo isso sinto uma paz enorme. Vou citar só um exemplo prático: o que acontece com aquele que deseja a mulher do próximo (nono mandamento). O desejo acaba levando a prática do adultério, e no final de tudo, quando se descobre, morte na maioria dos casos.
Honrar pai e mãe.
Não matar.
Não furtar.
Tudo isso eram leis, que se transformou nessa Constituição que você citou e em muitas outras. Na vida temos que ter regras, e você como um estudante e advogado que é sabe disso. O que a Bíblia tenta passar para todos são regras de sociedade. Lógico que muitas dessas regras eram praticadas no passado. Mas a essência do homem: suas maldades, seus desejos, seus pecados não mudaram, continuam os mesmos. continuar lendo

Com certeza o a imagem referida obviamente foi feita por pessoas sem conhecimento do que realmente significa o sacrifício de Jesus, foi provocador.

Porém, abaixo copio o texto do Pr. Augustus Nicodemus

Quando vi as imagens da transexual "crucificada"na parada gay não me senti ofendido, como cristão. É óbvio que discordei da estratégia de marketing dos organizadores e sem dúvida percebi que o alvo era mesmo a provocação aos cristãos. Embora o episódio tenha sido justificado como sendo uma forma de expor a humilhação sofrida pelos gays, a impressão que dá é outra.

Mas, afora isto, não me senti provocado, atingido ou ofendido. Por uma razão simples. Ali não estava acontecendo uma profanação de objetos sagrados para mim - no caso, a cruz - simplesmente por que para mim uma cruz de madeira nada tem de sagrada nela. Meu cristianismo evangélico reformado não tem templos sagrados, objetos sagrados, images sagradas, símbolos sagrados ou líderes sagrados.

Por isto não ficamos explodindo bombas quando zombam de Lutero, Zuinglio ou Calvino, quando tripudiam sobre a Bíblia ou quando picham as igrejas. E por isto eu não me sinto ofendido quando alguém usa uma cruz de madeira para suas manifestações anticristãs ou para outros objetivos.

As coisas que considero santas estão muito além do alcance dos homens, para que estes possam profaná-las. O meu Salvador está nos céus, o meu Deus é rei do universo, minha morada é celestial, a Palavra de Deus está escrita nos céus e é eterna, o pão e o vinho nada mais são que representações materiais daquele que se assenta no trono do universo. Realmente, não há nada no meu cristianismo que esteja ao alcance de quem deseja me ofender através da profanação.

Claro, para quem a cruz é sagrada, as imagens são sagradas, os templos são sagrados, seus líderes são sagrados... estes ficarão ofendidos. Eu os entendo. Devemos respeitar toda crença. Mas, no meu caso, uma transexual pendurada numa cruz provoca, no máximo, a confirmação do que eu já sei, que nenhum pecador consegue se livrar de Deus, ou daquilo que ele pensa que é Deus.

Só me vem à mente o Salmo 2:
1 Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs?
2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo:
3 Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas.
4 Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles.
5 Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá. continuar lendo

Se os cristãos não querem o uso de símbolos cristãos, porque esses devem ser usados em rituais cristãos, como disse Karla Ramos, porque então os cristãos espalham suas cruzes e imagens em todos os locais públicos, tentando impor sua crença aos outros? continuar lendo

Clenise, boa tarde. Você está questionando algo que ocorre ha milhares de anos. Não se trata de impor nada a ninguém, ocorre que os Cristãos ainda são a maioria. Talvez daqui alguns anos a maioria seja anticristo, mas por enquanto a Cruz é o simbolo do Cristianismo que é difundido ao mundo todo indiscriminadamente e em qualquer lugar. Muitos Cristãos morreram por isso e ainda muitos morrerão. A Cruz e Cristo é uma verdade inconteste para aqueles que têm fé. Utilizar-se dessa verdade absoluta de forma banal, desrespeitosa, ofende a todos os Cristãos. Os LGBTs tem o espaço que é deles e devem conquistar cada vez mais respeito, é justo, mas não é desrespeitando uma instituição de milhares de anos que conseguirão esse objetivo. continuar lendo

simples, é que a igreja sempre os perseguiu e até hoje ninguém foi processado.
a bíblia é homofóbica assim como seus adeptos... continuar lendo

Em 2013 o Vaticano assinou um acordo com o governo brasileiro estabelecendo que o catolicismo é parte da cultura brasileira e pra certos efeitos deve ser tratado como patrimônio imaterial (Certos efeitos no caso seria investimento público em reforma de igreja)

Bom, mas se esses efeitos o cristianismo é parte da nossa cultura, inclusive financiada por toda a população, todo mundo deve ter o direito de fazer o que quiser com esses símbolos e bandeiras. continuar lendo

Ele podia ter tido a decência de ao menos citar os ataques a locais de culto do candomblé, pichações nazistas em templos ou cemitérios judaicos... mas não, ele não tem o menor pudor de revelar suas deturpadas intenções. continuar lendo

Por que deturpadas? Não entendi continuar lendo

Concordo com você Thiago Venco !!!! Faço minha, as suas palavras. Parabéns !!!! continuar lendo

Concordo plenamente com Thiago Venco continuar lendo

Como não deturpada? Quem são os cristãos que estão sedentos de punição em suas veias. Jesus foi preso, torturado, crucificado, morto e mesmo ao voltar dos mortos não pediu punição de ninguém. Mesmo ali, em carne e osso, não se manifestou para pedir a justiça romana, a sua própria injúria. Não pediu aos céus a punição dos romanos , nem fariseus, em outra parte, sequer condenou os samaritanos por não seguirem a Deus, ao contrário enalteceu o bom samaritano. Em sua morte só pediu perdão e amor, mas claro essa visão do Cristo misericordioso foi deturpada para um Deus vaidoso, vingativo e punitivo. A ganância e as posses infestam os templos, os tesouros juntados na terra, a avareza e o preconceito escurece o coração dos "cristãos" deste país. continuar lendo

Vale lembrar que caso esta lei seja aprovada não serão somente templos católicos e/ou evangélicos serão protegidos, mas os de toda e qualquer religião. Não que eu concorde plenamente com este projeto, mas se ser cristão ou professar qualquer outra fé precisar da ação do Estado, que ele preste esta proteção. Pois temos relatos de vários cultos sendo perturbados, com fiéis hostilizados, inclusive culto cristão, e o Estado tapa os olhos, como sempre. Sonho com o dia em que no meu país extinguirá estas castas (rico/pobre, negro/branco, cristão/anti-cristão, etc.) que estão se formando Brasil a fora e para voltar a ser um só povo, o povo brasileiro. Está muito chato ser brasileiro. continuar lendo

Concordo plenamente com o Thiago Venco.
Acrescentando os vandalismos bárbaros contra imagens de santos católicos que se tornaram comuns, inclusive praticados por pastores destas novas igrejas caça-níqueis.
Parece que a pimenta só não pode arder nos olhos deles. continuar lendo

concordo, o que nossa sociedade precisa é de políticos que saibam o real significado de legislar para um estado laico, a educação merece muito mais atenção pois, a violencia, a fome, são sinais de uma sociedade que pouco valoriza o elementar que é a educação. Necessitamos urgentemente reduzir bancadas que se travestem em defesa de grupos, precisamos de legisladores que pensem em todos, não que tenham em mente apenas seus interesses. Política e religião, devem estar em apartadas. continuar lendo

Givaldo, ouso discordar de parte de seu ponto de vista. Cada congressista eleito deve sim representar os pensamentos daqueles que o elegeram e, em debate com os demais grupos (e claro com bom senso), chegar a um acordo daquilo que é justo, bom para todos, etc. Faz parte da democracia e assim deve ser, temos por exemplo grupos de ruralistas e de ambientalistas, cada qual com seu interesse e que discutem e chegam (ou deveriam chegar) a um consenso. continuar lendo

Ridiculo em tudo tal projeto, fere totalmente a ideia de estado laico e lança questões.
Quem vai julgar isso?
Vou poder processar todos os evangélicos que dizem que as outras religiões são do demonio (candomble, espiritismo e etc)?
Quando um pastor quebrar uma figura de santo vai ser preso? continuar lendo

Engraçado, mas não vi esse laicismo que você reclama na parada gay. Ao contrário, vi muitas pessoas utilizando muitos símbolos cristãos, mas sempre para atacar o cristianismo, inclusive enfiando esses símbolos no próprio ânus. Que laicismo interessante esse não? continuar lendo

Concordo. Deveria haver uma "Kardekfobia", uma "Maoméfofia", uma "Krishnafofia", uma "Budafobia", etc., etc. ? continuar lendo

Exatamente, Francisco Lucas: onde estão os símbolos budistas, kardecistas, islâmicos, do candomblé na parada gay? Eles só atacam o cristianismo. Então, não lhe parece óbvio que os ataques gays só possam, mesmo, ser caracterizados de CRISTOFOBIA? continuar lendo

Prezados, quem deve ser laico é o estado e não as pessoas.

O que cabe as pessoas é seu direito de livre expressão. Usaram símbolos religiosos e sagrados? Sagrados para quem? (alias, muito do que falam ocorreu em outro pais e não no nosso).
Quanto a atacarem mais os cristãos não passa de revide já que os evangélicos são costumazes atacantes de todos que não coadunam com suas ideias...aqui se faz aqui se paga.

Quando alguém diz que espiritismo é do demônio, me sinto ofendido mesmo sendo ateu porem não tenho direito de ofender ninguém, posso argumentar mas nunca proibir...afinal é sua opinião e deve ser respeitada.

Seguindo por este caminho estaremos numa espécie de califado, o que por enquanto pode ser bom para cristãos já que temos cunhas e felicianos colocando suas garras em tudo...mas e depois? Até onde vai isso? continuar lendo

Stefano,
Abordarei o tema sobre duas esferas, a religiosa e a jurídica.
Primeiro a religiosa, sobre o ponto de vista cristão, sabendo-se que religião significa re-ligação com Deus. Neste Prisma o que importa é a salvação da alma, para uma nova vida por arrebatamento ou ressurreição. Ainda sob essa ótica tenham em mente que Jesus não veio modificar as escrituras mas cumpri-la, logo o que está escrito na Bíblia é validado por Jesus. Nesse contexto cito dois versículos: Levíticos cap. 18 vers. 22 "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação." (João Ferreira de Almeida, Revista e atualizada - JFA RA), ou em outra tradução "Nenhum homem deverá ter relações com outro homem; Deus detesta isso." (Nova Tradução na linguagem de Hoje - NTLH), bem como no Novo Testamento I coríntios cap. 6, vers. 9: "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas," (JFA RA) ou em outra tradução, "Vocês sabem que os maus não terão parte no reino de Deus. Não se enganem, pois os imorais, os que adoram ídolos, os adúlteros, os homossexuais, ... não terão parte no Reino de Deus" (NTLH). Logo, se engana quem acredita que Jesus veio para defender quem pratica tais atos, embora sejam minorias.
Mas, Deus amo o pecador, que se arrepende e abandona a pratica do pecado. Entretanto, ainda neste campo de idéia, todos tem liberdade de fazer o que bem entender, ou seja livre arbítrio, embora haja consequências pelos próprios atos, os religiosos devem respeitar a liberdade de cada pessoa fazer o que bem entende com seu corpo, porquanto, nem Deus interfere no livre arbítrio.

Sob o aspecto jurídico, entendo que os LGBT tem sim que defender seus direitos civis , defender sua vida contra agressão injusta, tudo com ordem e decência, ou seja, conformidade com aquilo que é considerado respeitável e moral, com compostura, com decoro e dignidade. Nesse contexto, embora seja uma alusão simbólica a dor sofrida por Jesus na crucificação como que semelhante a sofrida pelos GBLT, Fere a liberdade de expressão utilizar um símbolo cristão, com uma personagem transexual no papel de Jesus Cristo em um evento contrário a tradição cristã, pois nem mesmo o apostolo Pedro ousou imitar Cristo em sua morte, pedindo que se teria de morrer crucificado que fosse de cabeça para baixo! Entretanto, se há transgressão da lei, a luz de nosso ordenamento jurídico, deve-se dosar a pena, penso que a pena para tal caso deve ser de acordo com o grau de gravidade e assim, não vejo como crime hediondo, embora defendo que um período recluso seria bom para prevenir novas transgressões do gênero, tolhendo o sentimento de impunidade da nação. E isso vale para todos, qualquer um seja religioso ou não que ofender alguém ou objetos sagrados de outra religião deve sim ser punido, por uma questão de liberdade de expressão religiosa. continuar lendo