Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Eduardo Cunha e os arrozais de Pendotiba

há 9 anos

Eduardo Cunha e os arrozais de Pendotiba

Por Bruno Espiñeira Lemos

Reza a lenda que Nilo Peçanha após governar o Brasil assumiu o governo fluminense em tempos de aguda crise e buscou um empréstimo externo, dando como garantia a produção agrícola do Rio. Para conseguir seu desiderato diante da arruinada situação, a ele atribui-se um expediente para enganar os banqueiros ingleses. Em uma viagem de trem, Nilo Peçanha teria mostrado aos futuros credores o capinzal bravio de Pendotiba, dizendo: “Veem os senhores? Só a produção destes arrozais daria para garantir o empréstimo…”

Pois bem. Lembrei-me dos arrozais de Pendotiba quando um aluno querido me enviou uma mensagem deWhatsApp indagando sobre a possibilidade de prisão preventiva do deputado Eduardo Cunha.

Antes de passar ao cerne da resposta comecei afirmando que em minha modesta opinião estamos diante de um emaranhado confuso de competências, no qual, possivelmente, teríamos uma usurpação de competência do STF por parte do juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba. Afinal, trata-se de parlamentar com prerrogativa de foro e ao que se tem conhecimento ainda há juízes em Brasília

Por fim, ultrapassada essa questão crucial prévia, ressalte-se, respeitadas as competências (STF) e atribuições (requerimento do PGR), diante do referido parlamentar, na mais extrema das hipóteses, se poderia como medida acautelatória diversa da prisão afastá-lo da função de Presidente da Câmara dos Deputados (art. 319, VI, CPP) e isso, não sem controvérsia sobre a possibilidade de incidência da referida previsão processual ao caso concreto de agentes políticos investidos por escolha popular.

No mais, referida medida cautelar jamais poderia ser convertida em prisão preventiva na medida em que os deputados federais a partir da sua diplomação, diante do que dispõe o art. 53 da nossa Constituição republicana, somente podem ser presos provisoriamente em caso de flagrante delito de crime inafiançável.

Fonte: Canal Ciências Criminais

Eduardo Cunha e os arrozais de Pendotiba

  • Publicações5506
  • Seguidores11601
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações277
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eduardo-cunha-e-os-arrozais-de-pendotiba/212258110

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Essa história, dizem, aconteceu também no Maranhão, mais precisamente no governo Sarney/1962. Chegando em São Luis/Capital, existe um imenso campo de ambos lados da BR 135 de aproximadamente 25km, consta que Sarney pleiteou um empréstimo vultuoso do governo chines, sobrevoou o campo de Perizes em companhia dos chineses mostrando o imenso campo verde como uma grande plantação de arroz . Produto agrícola que naquela época - (parece mentira), o Maranhão era o 3ª produtor nacional. Acreditem se quiserem!.....

Carlos continuar lendo

Aconteceu como um político de Minas Gerais Saulo Diniz que para mostrar força e queria ser ministro de Justiça do JK, mandou colocar cartazes e faixas de sua candidatura política nas estradas que ligam de Brasília até Belo Horizonte, E durante a viagem que teve com o Presidente JK, o mesmo ficou impressionado com a força e carisma do Saulo, que demonstrou ser uma pessoa querida, carismática e poderosa. Fim de papo, virou MINISTRO. É assim, político consegue manobrar tudo com sua poderosa mente criativa.É isso ai, vejam o Dr.Lula, um metalúrgico, que aposentou porque perdeu um dedo, não estudou e virou Presidente, com uma riqueza incalculável e a de seu filho e família também. Salário bom esse hein? e a Receita só pega nos pobrezinhos, porque não pega ele e a família? cadê a fonte da riqueza?É o nosso Brasil.welber continuar lendo